Urnas eletrônicas: corrupção escancarada


Bom temos aqui um blog de curiosidades, de humor e descontração mas é hora de falarmos sobre um assunto sério: Urnas eletrônicas.  Estou indignado com o que aconteceu na minha cidade, no interior do Mato Grosso, onde houve diversos relatos de fraude nas últimas eleições para prefeito e o TSE mesmo com as denúncias nada fez...

      
A maioria dos brasileiros deve pensar que o Brasil, um país subdesenvolvido tem o melhor, mais elogiado e mais eficaz sistema de votação no mundo, certo? ERRADO. Porque vocês acham que países de primeiro mundo como Estados Unidos, França, Canadá não usam urnas eletrônicas? Porque não possuem tecnologia o suficiente para isso? Porque não possuem dinheiro o suficiente (como o riquíssimo Brasil) para investir na elaboração de um sistema de votação mais rápido? Eles preferem gastar dinheiro em sondas espaciais do que na democracia? É OBVIAMENTE QUE NÃO. 

Não há país no mundo que tenha ousado tanto quanto o Brasil. É por isso que os brasileiros, ao contrário dos norte-americanos, asiáticos ou europeus podem saber no mesmo dia o nome do presidente eleito apesar do eleitorado do país ser de 107 milhões de pessoas e estar espalhado pelos seus 8,5 milhões de quilômetros quadrados. 

Devido à velocidade da proclamação dos resultados, da modernidade, da eficácia da apuração dos votos no país, seria o caso de os Estados Unidos e o mundo finalmente se curvarem diante do Brasil?

A resposta clara é NÃO. O que o Brasil ganhou em velocidade perdeu, e muito, em confiabilidade dos resultados, comparando-se o voto eletrônico com as antigas cédulas de papel contadas uma a uma. Hoje o voto dos brasileiros foi reduzido a um registro eletrônico na memória de um microcomputador sem que seja possível recontá-los ou realizar qualquer tipo de auditoria. 

O voto do brasileiro tornou-se virtual, NÃO EXISTE MAIS MATERIALMENTE, e eleição que não se pode fazer uma auditoria é sinônimo de eleição INCONFIÁVEL e inconfiabilidade não é um termo que países de primeiro mundo aceitam muito. 

E ao contrário do que se pensa o fato das eleições serem apuradas tão rapidamente não é elogiado pelos países ao redor do mundo como dizem aqui, pelo contrário é motivo de piada como: “No Brasil apuram rápido os votos para eles não perderem tempo e irem para a praia ou pular carnaval. Bando de preguiçosos!”. Foi isso disse o Deputado Federal, Fernando Chiarelli, denunciando o esquema no vídeo abaixo! 



O brasileiro, de uma maneira geral, confia nos computadores, acham que eles não erram. Mas a verdade é que as máquinas fazem O QUE SE QUER QUE ELAS FAÇAM. 

Para o incômodo do TSE, aumenta a cada dia o número de pessoas que duvidam da lisura do voto eletrônico que começou a ser implantado em 1985, quando foram aposentados os antigos títulos, documentos com fotos, dados pessoais, endereço e filiação do eleitor, substituído pelos novos, emitidos por computador, sem fotos e sem assinaturas que facilitam a fraude de um eleitor votar pelo outro. No Brasil, o número de casos aumenta, são mais de 600 denúncias em mais de 600 municípios relatando fraude de urnas em todo o território e o número continua a crescer, mas será possível a violação dessas urnas? Elas são invioláveis como o TSE afirma? 

A resposta clara é NÃO. Para quem é especialista em softwares, quem trabalha com programação sabe que a resposta é não, não há nada que não se possa fazer quando se trata de softwares, programas de computadores, tudo é possível, não há nada que não possa ser PROGRAMADO, BURLADO, MANIPULADO, conforme foi mostrado em um estudo realizado em uma conceituada universidade dos Estados Unidos, a Universidade de Princeton. 

Veja o vídeo abaixo, são urnas fabricadas pela empresa Diebold, só muda a carcaça, o interior, os dispositivos e a funcionalidade são praticamente a mesma da urna brasileira.



 A pergunta que fica é: Por que o sistema da NASA, uma organização Norte Americana, do país mais rico do mundo, onde tudo o que existe de mais moderno no planeta é criado já sofreu ataques, roubos de informações, e um simples caixote branco, usado em eleições de um país de terceiro como o Brasil mundo não poderia ser inviolável como diz o TSE?

Leiam:
http://protecaototal.pop.com.br/blog/nasa-sofrendo-ataques-hacker/
http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/nasa-sofreu-13-ataques-hackers-em-2011-03032012-9.shl

Lembrando que hoje em dia existe celulares com uma capacidade extremamente superior a de uma urna eletrônica.  A própria Microsoft, que possui os melhores engenheiros do mundo, sofre para manter a segurança no Windows. 

PENSE NISSO: Nenhum software é totalmente confiável e 100% seguro

Em 1996, quando as máquinas de votar foram usadas pela primeira vez, além do registro magnético, as urnas imprimiam o voto em papel, o que permitia ao eleitor conferir o próprio voto, um direito seu assegurado por lei. 

O TSE aboliu a impressão do voto em 1998, medida que o Senador Roberto Requião (PMDB/PR) quer restabelecer como forma de permitir que a voto volte a ser conferido pelo maior interessado, o próprio eleitor. 

O fato de aparecer na tela da máquina o nome, o número e a foto de determinado candidato na hora de confirmar o voto do eleitor, NÃO SIGNIFICA QUE O CANDIDATO RECEBERÁ OS VOTOS, pois como os programadores sabem que tudo pode no ramo na informática, as urnas podem ser manipuladas com um pouco de esforço. Um software desonesto pode totalizar o voto para outro candidato ao mesmo tempo em que mostra na tela o político que o eleitor escolheu. A questão é que fica é: 

Quando você vai votar tem certeza total em quem está votando? Tem certeza de que mesmo votando em outro candidato ou até mesmo votando nulo seu voto não estaria indo para outro candidato? Lembrando de que se tratando de softwares tudo é possível, considerando também que a política no Brasil não é nem um pouco confiável. É ALGO PARA SER PENSADO...

Há uma máxima em informática que diz que quando um sistema depende exclusivamente da palavra de quem o controla, ele é intrinsecamente inseguro. Só o TSE garante que as urnas brasileiras são 100% seguras, mais ninguém. Para os críticos do voto eletrônico, o TSE escancarou as portas para novas e sofisticadas fraudes que põem em risco a própria democracia - já que elas são muito mais graves do que as tradicionais. Os controles que a sociedade dispunha no sistema anterior, que envolviam milhares de pessoas, foram todos desativados. Em palestra no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (CTA), Amílcar Brunazo Filho advertiu "Alguns entendem que o voto eletrônico brasileiro seja sinal de pujança e desenvolvimento da tecnologia da informática, mas a prudência e o bom senso recomendam que este tema seja pensado com maior cuidado e profundidade". Trocou-se a segurança do processo eleitoral anterior pela velocidade e a rapidez da proclamação dos resultados.

Vale a pena lembrar-se do inquérito estabelecido no ano de 2008 na cidade de Caxias, no interior no Maranhão (reportagem do Jornal da Band, que você facilmente encontra no Youtube) onde urnas foram confiscadas para apurar as fraudes, violação de urnas e manipulação de votos. Relatórios feitos por técnicos revelaram que as urnas FORAM VIOLADAS, e que os logs das urnas deixaram claro que as mesmas foram ligadas um dia antes das eleições e depois lacradas novamente com LACRES FALSOS, o que é CRIME FEDERAL. 

Com as urnas violadas, os envolvidos puderam direcionar as eleições para outro candidato, houve relatos de urnas com fotos diferentes das fotos padrões dos candidatos, o que é expressamente PROIBIDO, já que há prazo e regras para os candidatos enviarem suas fotos ao TSE, se caso precise alterar a foto, deve se ter autorização do Tribunal Superior Eleitoral. 

O mais curioso foi o caso do candidato à Vereador, Sr. José Morais e Silva, que em uma zona eleitoral ele recebeu 156 votos, já em outra não recebeu nenhum, e o detalhe é que ele votou em si mesmo nesta mesma zona onde não recebeu nenhum voto. E não para por aí, ainda houve uma família que garantia 15 votos para uma candidata também da família, mas a surpresa é que depois da apuração, mesmo todos os familiares votando na candidata ela não recebeu sequer um voto.

Para ser feita a análise, pagar os técnicos, para apurar a investigação, o TSE cobrou cerca de 2 Milhões de reais, INVIABILIZANDO O PEDIDO DE AUDITORIA, claro pois não é todo candidato que tem essa quantia em dinheiro depois de uma eleição, onde há muitos gastos. QUE VERGONHA TSE!

Este é só um das centenas de casos de fraudes nas urnas eletrônicas no Brasil e as denuncias aumentam em um ritmo lastimável, e o TSE gasta mais tempo encobertando tudo isso do que arranjando maneiras para tornar o voto do cidadão mais transparente, ou menos transparente já que aboliu os “recibos” dos votos, já que o TSE não admite falhas nas suas organizações, pois se admitisse que houve de fato urnas violadas, todo o seu trabalho, que por sinal não é grande coisa, cairia por água abaixo e muito gato velho que trabalha no Tribunal perderiam seus cargos.

Muitos candidatos evitam confrontar-se com o TSE, pois é claro, não seria nada conveniente questionar o órgão que simplesmente é responsável pela organização desde eleições para presidentes e governadores, até para prefeitos e vereadores. 

Arrisco-me a dizer que o TSE é quem dá as cartas no Brasil mais até do que o próprio presidente da república, pois não existe uma tripartição nos poderes de quem organiza as eleições. 

E tem mais, pasmem... o TSE não permite de forma alguma os partidos terem acesso aos arquivos, ter informações sobre os softwares dar urnas, somente eles tem acesso as informações e as linhas de códigos do sistema. Veja o vídeo e tire suas conclusões!



Diebold Brasil

Um fato intrigante é que a empresa Diebold, exclusivo fabricante das urnas eletrônicas brasileiras, sofreu inúmeras críticas nos EUA. No ano de 2004 FOI BANIDA como fornecedora de urnas no estado da Califórnia. 

Em 2006 FOI CONDENADA A PAGAR MULTAS por indícios de fraudes no Estado de Ohio. Já no Brasil a empresa Diebold se usufrui sendo a única fornecedora dos equipamentos para as eleições no Brasil, onde há vários relatos de manipulação sobre essas urnas e nada se faz. 

E não para aí, o nosso vizinho Paraguai, recebeu cerca de 20 mil urnas brasileiras, da Diebold Brasil, para implementar a automação do voto popular por lá, sabe o que os paraguaios fizeram com as urnas? Testaram, encaixotaram novamente, agradeceram e devolveram e PROIBIRAM O USO DESSAS URNAS, pois não passou nos testes de confiabilidade realizados em território paraguaio. É mais alguma coisa para se pensar pois se até o Paraguai devolveu, é sinal que essas urnas não são confiáveis e a democracia no Brasil estejam em uma situação complicada mesmo.

A organização do TSE

 A organização do TSE é deplorável, falta estrutura nas principais zonas eleitorais do país, e o que dizer das cidades no interior, praticamente esquecidas e em muitas cidades a contagem dos votos é feita com portas fechadas e nenhum cidadão pode sequer rodear os perímetros dos locais de apuração, não possuem nenhum monitoramento nem escutas, câmera, ABSOLUTAMENTE NADA.

Depois dizem na TV, em propagandas onde se gastam milhares para se fazê-las, que o futuro da nossa cidade, do nosso país depende de nós. Será que realmente depende de nós? Como estão as condições, o monitoramento das urnas e zonas eleitorais no Brasil? 


Como solução, entre a principal delas deve ser adotada e pedida em coro nacional, é a imediata utilização do voto impresso, funcionando junto com o sistema eletrônico, como é utilizado por outras democracias que utilizam o modo de votação eletrônica, não como o meio principal de votação e contagem, mas sim como mais um aliado para agilidade e segurança. 

Também seria de interesse da população uma organização maior em época de eleições, com a colocação de câmera e escutas tanto nas zonas eleitorais e nos locais onde as urnas são colocadas, sendo monitoradas durante todo o processo, como forma de ter o máximo possível de transparência. 

Isso tudo é pedir muito? Considerando o fato de que o futuro do país depende disso, porque isso seria inviável? Vocês vão continuar achando que temos o sistema de votação mais democrático, mais eficaz e moderno do mundo? Vão continuar votando em urnas que podem ser facilmente manipuladas, sem saber se está votando no candidato certo, sem possibilidade de conferir seu voto? Vão continuar deixando as apurações das eleições feitas de portas fechadas, em muitos casos, sem nenhum monitoramento? Afinal somos um país civilizado ou não? Não devemos poupar esforços quando o que está em jogo é o futuro da NOSSA SOCIEDADE. 

Denúncia de Fernando Chiarelli


Para Terminar:  Confira a denúncia de Fernando Chiarelli onde o Deputado Federal chuta o balde e entrega o esquema de fraudes nas urnas eletrônicas.




Chegou a hora de o Brasil discutir a segurança do voto eletrônico, sob pena de deixarmos para nossos filhos um verdadeiro lixo de democracia onde o eleitor jamais saberá em quem votou e a oposição jamais terá condições de conferir votos.


Argentina dá de goleada no Brasil! 

Com sistema de urnas de terceira geração onde é possível fazer auditorias, se necessário,   que demonstram tecnologia de ponta  e confiabilidade à favor da democracia, as urnas argentinas vem chamando a atenção de países como EUA e França, que estudam a viabilidade da implementação do sistema em seus países. 

A auditoria pode ser feita por cédulas e microchips se caso houver dúvidas relacionados aos dados das urnas. E o melhor!! Você recebe um " recibo" do seu voto!!!Tudo isso para não deixar aquele "cheiro" de dúvida no ar...







Referências


Fraude nas Urnas Eletrônicas - Deputado Federal Fernando Chiarelli 
http://www.youtube.com/watch?v=e_iNh1X26-U&feature=related
 Consultado em: 13-10-2012
 Urna Eletrônica - A Melhor Denúncia!
 http://www.youtube.com/watch?v=1Atl6YbUXbQ&feature=related
 Consultado em: 13-10-2012 
Chiarelli: esse não tem medo de nada
 http://www.youtube.com/watch?v=gOMMUyyzQdY&feature=related
 Consultado em: 13-10-2012
 Deputado Federal Fernando Chiarelli Urna eletrônica - Caso de Polícia
 http://www.youtube.com/watch?v=dzodI_X9iMY&feature=related
 Consultado em: 13-10-2012
Urna Eletrônica - Estudo da Princeton University mostra que urnas eletrônicas são facilmente manipuladas 
http://www.youtube.com/watch?v=0AKR-Lo-700&feature=related
 Consultado em: 13-10-2012
Reportagem Band - Fraude em Urnas no Maranhão
 http://www.youtube.com/watch?v=l2sGotJMseM
 Consultado em: 13-10-2012
Modelo de urna eletrônica de terceira geração
http://www.youtube.com/watch?v=glcJQowSfH8
 Consultado em: 13-10-2012
Excelente entrevista com o engenheiro Amílcar Brunazo Filho, especialista em urnas eletrônicas. 
http://www.youtube.com/watch?v=Op9N2EyoZHo&feature=related
 Consultado em: 13-10-2012
Confiabilidade das Urnas Eletrônicas no Jurídico News - JustTV - 23/05/12 
http://www.youtube.com/watch?v=kpinZwI3gfs
Consultado em: 13-10-2012
Para Onde Foi o [Sigilo do] Voto?
https://www.youtube.com/watch?v=0mHWwk4w8EU
Consultado em: 13-10-2012 
Urna eletrônica argentina dá goleada na similar brasileira http://www.dcomercio.com.br/index.php/politica/sub-menu-politica/79397-urna-eletronica
 Consultado em: 13-10-2012
 Diebold acusada de fraudes econômicas
 http://politicanoticias.blogspot.com/2012/01/valor-economico-diebold-acusada-de-fraude
Consultado em: 13-10-2012 
Bélgica apresenta novo sistema de votação automatizada pela Smartmatic http://politicanoticias.blogspot.com/2012/01/belgica-apresenta-novo-sistema-de-voto
Consultado em: 13-10-2012 
FRAUDE URNAS BAND.mpg
http://www.youtube.com/watch?v=l2sGotJMseM
Consultado em: 13-10-2012 
Fraude nas eleições de Praia Grande
http://www.youtube.com/watch?v=1ocQyXp_02Q
Consultado em: 13-10-2012
Fraudes nas urnas eletrônicas (versão sem cortes)
 http://www.youtube.com/watch?v=AY6nefQTf5A
Consultado em: 13-10-2012
 Urna eletrônica -Caso de Polícia
http://www.youtube.com/watch?v=dzodI_X9iMY
Consultado em: 13-10-2012
 http://www.votoseguro.org/
 Consultado em: 13-10-2012
http://www.brunazo.eng.br/
Consultado em: 13-10-2012
http://pt.wikipedia.org/wiki/Urna_eletr%C3%B4nica_brasileira
 Consultado em: 13-10-2012
http://www.fraudeurnaseletronicas.com.br/
 Consultado em: 13-10-2012
Projeto permite impressão do voto em urnas
http://www2.camara.gov.br/internet/homeagencia/materias.html?pk=116144
Consultado em: 13-10-2012
http://www.tse.jus.br/
Consultado em: 13-10-2012
 Os 80 anos da Justiça Eleitoral (ou seria ditadura eleitoral?)
 http://www.youtube.com/watch?v=Rws2aiiYx1M


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...